Introduza a palavra a pesquisar
Pesquisa
 
 Quem Somos   Núcleos    Sócios APEA   Ensino e Profissão   Agenda   Notícias   Inscrições em Formações/Eventos   ECOinforma   Contactos 
Bem-vindo  Notícias  Noticias Indústria e Ambiente
Slideshow image
Ver Calendário APEA para os próximos eventos
     
Notícias
Apresentacoes
CLIMA 2014
Confer. Nac. Sustentabilidade no Setor do Turismo
Conferência Sustentabilidade no Sector do Turismo
Curso de Verão sobre Internacionalização
Diversas
Formações e Eventos APEA
Noticias Indústria e Ambiente
Notícias sobre a APEA
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da água
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da águaNo dia 7 de abril, a Comissão Europeia e 14 parceiros, entre autoridades nacionais e regionais, universidades e centros de inovação, assinaram o primeiro “Acordo de Inovação”, um instrumento criado pela Comissão Europeia para ajudar a ultrapassar obstáculos legislativos e, deste modo, encurtar a distância entre uma ideia e a sua aplicação no mercado. Serão abrangidos projetos que tenham por objetivo último a economia circular. É um acordo voluntário que visa juntar os organismos regulatórios nacionais, locais e da União Europeia.

Inovação em energia renovável na União Europeia
Inovação em energia renovável na União EuropeiaO estudo “Heterogeneous policies, heterogeneous technologies: The case of renewable energy” analisa os efeitos da regulação de mercado e da política ambiental em oito tipos de energia renovável na União Europeia. Reduzir as barreiras à entrada de energia pode funcionar como um grande impulso à inovação nesta área.
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADS
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADSO Governo aprovou, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2017, a designação de Filipe Duarte Santos para presidente do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O novo presidente exercerá funções durante três anos, com possibilidade de renovação, sucedendo a Mário Ruivo, falecido este ano.

Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Administradora da ERSAR nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da UNECE
Administradora da ERSAR nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da UNECEA administradora da ERSAR Ana Barreto Albuquerque foi nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).
Energia: ADENE quer mais e melhor literacia energética
Energia: ADENE quer mais e melhor literacia energéticaTexto e fotografia por Carlos Alberto Costa

A comunicação com os consumidores, o aumento da literacia energética e a avaliação das políticas públicas do setor são eixos da nova estratégia da ADENE – Agência para a Energia.
Entrevista a Luís Reis, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel
Entrevista a Luís Reis, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria AutomóvelLuís Reis sintetiza a transição a que hoje assistimos de um conceito de automóvel enquanto produto para um conceito de automóvel enquanto parte integrante de uma rede de mobilidade perfeitamente articulada na dinâmica urbana. O responsável pela Mobilidade do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) afirma que a indústria já está a acompanhar esta mudança de paradigma, bem como a mudança para uma eletrificação total ou parcial (através da hibridização) dos motores.
Azambuja com novo centro de tratamento de resíduos não perigosos
Azambuja com novo centro de tratamento de resíduos não perigososA Triaza vai inaugurar, a 17 de fevereiro, na Quinta da Queijeira, em Azambuja, o novo Centro de Tratamento de Resíduos não Perigosos da Azambuja.
Projeto p3lp: Missão de Cabo Verde visita fábrica Janz
Projeto p3lp: Missão de Cabo Verde visita fábrica JanzTexto e fotos por Carlos Alberto Costa

O ambiente dinâmico na fábrica de onde em 2016 saíram cerca de 450 mil contadores de água e um milhão de kits hidráulicos e relojoarias foi o cenário ideal para a troca de experiências entre industriais e responsáveis pela gestão da água, em Cabo Verde e em Portugal.
Mais de metade das reclamações dirigidas à ERSAR em 2016 tiveram origem em questões de faturação
Mais de metade das reclamações dirigidas à ERSAR em 2016 tiveram origem em questões de faturaçãoOs aspetos relativos à faturação (incluindo todo o ciclo desde a medição dos consumos à cobrança da fatura) foram responsáveis, em 2016, por 55 por cento das 4 mil reclamações que chegaram à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) em 2016. O parâmetro do atendimento foi a causa de 12 por cento das reclamações, a par da qualidade do serviço. O tarifário e a contratação contaram, cada um, com 7 por cento das reclamações recebidas pelo regulador, enquanto a ligação e disponibilidade deu origem a 5 por cento das reclamações. A qualidade da água é o aspeto menos contestado, com 2 por cento das reclamações.
Comissão Europeia vai passar a avaliar a aplicação da legislação ambiental
Comissão Europeia vai passar a avaliar a aplicação da legislação ambientalA Comissão Europeia adotou, a 6 de fevereiro, a avaliação da aplicação da legislação ambiental, um novo instrumento para melhorar a aplicação da política ambiental europeia e das normas definidas de comum acordo. Pretende-se, deste modo, identificar as causas na origem das lacunas na aplicação da legislação e, deste modo, encontrar soluções antes que os problemas se tornem urgentes. Este processo faz parte da política "Legislar Melhor" da Comissão, que prevê uma melhor aplicação da legislação e das políticas existentes.
Pesticidas banidos continuam a afetar cursos de água na Europa
Pesticidas banidos continuam a afetar cursos de água na EuropaApesar de a União Europeia ter já banido diversos pesticidas, a sua toxicidade continua a causar danos, já que alguns destes químicos podem permanecer no ambiente durante décadas.
Importações de energia aumentaram 19,4 por cento em 2015, face ao ano anterior
Importações de energia aumentaram 19,4 por cento em 2015, face ao ano anteriorEsta é uma das conclusões do Relatório do Estado do Ambiente (REA 2016), referente ao domínio “Energia e Clima”. O relatório revela também que a produção doméstica reduziu 10,1 por cento, numa inversão da tendência verificada nos anos anteriores. A dependência energética face ao exterior situou-se em 78,3 por cento, uma subida de 8,1 por cento em relação a 2014.
Apoios a soluções de baixo carbono: Climate-KIC
Apoios a soluções de baixo carbono: Climate-KICClimate-KIC Portugal é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), criado pela Comissão Europeia para estimular as comunidades empresarial e científica.

“Esta iniciativa que acaba de chegar a Portugal já existe em vários países europeus e constitui um forte apoio, pois disponibiliza uma série de recursos, incluindo financeiros, para impulsionar novas ideias de negócios, apoiar a criação de novas empresas e produtos inovadores”, afirma a líder da Climate-KIC Portugal, Júlia Seixas, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA).
COP22 debate estratégia para a energia
COP22 debate estratégia para a energiaOs líderes de diversos setores reúnem, esta semana, na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, em Marraquexe, para demonstrar ação sobre os esforços globais para descarbonizar o sistema energético
Ferramenta interativa para orientar políticas no domínio da água de superfície
Ferramenta interativa para orientar políticas no domínio da água de superfícieA Comissão Europeia co-produziu uma ferramenta interativa que consiste em 3 milhões de imagens de satélite recolhidas ao longo dos últimos 32 anos.
HBioS - Dessulfurização biológica de Biogás
HBioS - Dessulfurização biológica de BiogásA dessulfurização é uma etapa de pré-tratamento essencial para a valorização energética do biogás, pois protege os motores de cogeração da ação corrosiva do ácido sulfídrico.
Competitividade pela Ecoeficiência - Indústria e Ambiente 101
Competitividade pela Ecoeficiência - Indústria e Ambiente 101"A ecoeficiência (...) é um estímulo à criatividade e à inovação". Cláudia Pedro, da direção ambiental e SST da SLM | Castings e co-editora da Indústria e Ambiente nº 101, dá assim o pontapé de saída para uma edição que demonstra aos leitores que os conceitos de competitividade e ecoeficiência não só não se contradizem como se complementam.
REN regista novo máximo de produção de energia eólica em novembro
REN regista novo máximo de produção de energia eólica em novembroA REN registou, na madrugada do dia 21 de novembro, um novo máximo na produção de energia em centrais eólicas, que atingiu os 4454 MW, mais 5 MW do que o anterior máximo registado em maio deste ano.
Nova abordagem estratégica da Comissão Europeia para o desenvolvimento sustentável
Nova abordagem estratégica da Comissão Europeia para o desenvolvimento sustentávelA Comissão Europeia apresentou, dia 22 de novembro, uma abordagem estratégica para alcançar o desenvolvimento sustentável na Europa e em todo o mundo
Visite o stand da Indústria e Ambiente na EMAF!
Visite o stand da Indústria e Ambiente na EMAF!A Indústria e Ambiente está na EMAF - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria - até 26 de novembro
Ambiente e Território em discussão em Viseu
Ambiente e Território em discussão em ViseuO Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu comemorou o seu 20º aniversário no dia 18 de novembro. As Realidades e Desafios da Valorização e Coesão Territorial foram o tema em destaque
Palmiresíduos vence Prémio Desempenho Ponto de Recolha de 2016
Palmiresíduos vence Prémio Desempenho Ponto de Recolha de 2016A empresa Palmiresíduos foi a vencedora em 2016 do Prémio de Desempenho de Ponto de Recolha da rede Valorpneu, repetindo o feito de 2013
Consumo de eletricidade em Portugal Continental diminuiu 1,4 por cento em outubro em relação ao período homólogo
Consumo de eletricidade em Portugal Continental diminuiu 1,4 por cento em outubro em relação ao período homólogoO mês de outubro, caracterizado por temperaturas elevadas relativamente ao que é habitual nesta altura do ano, ficou marcado por uma diminuição do consumo de eletricidade em 1,4 por cento comparativamente ao período homólogo do ano passado
Aprovado modelo de conceção do projeto-piloto TERRE, destinado a trocas de energia e regulação terciária
Aprovado modelo de conceção do projeto-piloto TERRE, destinado a trocas de energia e regulação terciáriaNo âmbito do Terceiro Pacote de Legislação Europeia de Energia, publicado em 2009 e dos processos de desenvolvimento e aprovação dos Códigos de Rede europeus, foram concretizados alguns projetos-piloto de aplicação voluntária
COP22 debate estratégia para a energia
COP22 debate estratégia para a energiaOs líderes de diversos setores reúnem, esta semana, na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, em Marraquexe, para demonstrar ação sobre os esforços globais para descarbonizar o sistema energético
Comissão Europeia aprova apoio de 60 milhões de euros para autocarros com baixo nível de emissões em Portugal
Comissão Europeia aprova apoio de 60 milhões de euros para autocarros com baixo nível de emissões em PortugalA Comissão Europeia considerou que o projeto português que visa apoiar a aquisição de autocarros com baixo nível de emissões para infraestruturas públicas nas zonas urbanas respeita as regras da UE em matéria de auxílios estatais
Acquawise apresenta Planeamento da Segurança do Saneamento na Albânia
Acquawise apresenta Planeamento da Segurança do Saneamento na AlbâniaA Acquawise Consulting esteve em Tirana, a apresentar o Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS) como uma ferramenta de gestão para apoiar a implementação do protocolo água e saúde, no âmbito do workshop "Melhorar o abastecimento de água e saneamento em pequenos sistemas, para uma melhor saúde"
Manual de Gestão de Energia já disponível online
Manual de Gestão de Energia já disponível onlineJá está disponível para consulta e download o Manual de Gestão de Energia desenvolvido pelos parceiros do GEEPMEs
UE apresenta agenda para uma melhor governação dos oceanos
UE apresenta agenda para uma melhor governação dos oceanosA Comissão e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança adotaram, a 10 de novembro, uma comunicação conjunta, propondo ações para se alcançar a segurança, a limpeza e a gestão sustentável dos oceanos. A UE apresenta uma agenda para uma melhor governação dos oceanos baseada numa abordagem internacional intersetorial e normativa
Dia de Ação para a Água organizado pela primeira vez na COP
Dia de Ação para a Água organizado pela primeira vez na COPO Dia de Ação para a Água, criado através da Agenda Global de Ação para o Clima e materializado na conferência de Marraquexe, pretende chamar a atenção para a água, como uma das soluções para a implementação do Acordo de Paris
220 milhões de euros para projetos ecológicos e com baixas emissões de carbono nos Estados-Membros
220 milhões de euros para projetos ecológicos e com baixas emissões de carbono nos Estados-MembrosA Comissão Europeia aprovou um pacote de investimento de 222,7 milhões de euros financiados pelo orçamento da UE para apoiar a transição da Europa para um futuro mais sustentável e com baixas emissões de carbono. O financiamento da UE fomentará investimentos adicionais, num total de 398,6 milhões de euros para aplicação em 144 projetos novos em 23 Estados-Membros
Plano de Formação ADENE aposta nos edifícios, indústria e transportes
Plano de Formação ADENE aposta nos edifícios, indústria e transportesA ADENE - Agência para a Energia lançou o Portfolio 2016/2017 da Academia ADENE, materializado no reforço das competências e qualificações profissionais dos técnicos nas áreas da eficiência energética em edifícios, na indústria e nos transportes, das energias renováveis e da sustentabilidade
Águas de Portugal vai apoiar Empresa Pública de Águas de Cabinda
Águas de Portugal vai apoiar Empresa Pública de Águas de CabindaO Grupo AdP – Águas de Portugal foi escolhido para prestar apoio técnico e reforçar as capacidades de gestão, operação e manutenção na empresa gestora dos sistemas de abastecimento de água e saneamento na província de Cabinda, em Angola, no âmbito de uma parceria estratégica entre o governo da República de Angola, a UNICEF e a GWOPA / UN-Habitat
Saneamento em Pequenos Agregados Populacionais. Soluções Individuais de Tratamento - 11 de novembro
Saneamento em Pequenos Agregados Populacionais. Soluções Individuais de Tratamento - 11 de novembroA APDA, no âmbito da definição dos novos caminhos a seguir para responder às lacunas que ainda subsistem na gestão de saneamento em zonas afastadas de centros populacionais significativos, irá realizar um Seminário intitulado “Saneamento em Pequenos Agregados Populacionais. Soluções Individuais de Tratamento", no dia 11 de novembro
Preparação e Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares - 10 de novembro
Preparação e Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares - 10 de novembroA Agência Portuguesa do Ambiente organiza, no próximo dia 10 de novembro, um Workshop sobre Preparação e Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares
Micropoluentes: opções de tratamento de água.
Micropoluentes: opções de tratamento de água.A União Europeia adotou, recentemente, uma lista de potenciais substâncias, incluindo pesticidas, produtos farmacêuticos e produtos de cuidados pessoais, que precisam de ser monitorizados para determinar o seu risco para o ambiente
Impacto das alterações climáticas nas aves
Impacto das alterações climáticas nas avesApesar dos indícios crescentes de impactos à escala local, os estudos de larga escala sobre múltiplas espécies são raros. No estudo “Consistent response of bird populations to climate change on two continents”, os autores demonstraram que as populações de aves comuns estão a responder às alterações climáticas de forma similar na Europa e nos EUA
Catarina Albuquerque e Helena Alegre distinguidas no Congresso Mundial da Água da IWA
Catarina Albuquerque e Helena Alegre distinguidas no Congresso Mundial da Água da IWAA primeira relatora especial das Nações Unidas para a Água e Saneamento, Catarina Albuquerque, foi distinguida pela International Water Association (IWA) com o Prémio IWA Água Global de 2016. Helena Alegre, diretora do Departamento de Hidráulica do LNEC, foi galardoada com o Prémio IWA pelo Extraordinário Contributo para a Gestão da Água e Ciência
Sondarlab/ISQ vai monitorizar qualidade do ar nos aeroportos de Lisboa, Porto e Ponta Delgada
Sondarlab/ISQ vai monitorizar qualidade do ar nos aeroportos de Lisboa, Porto e Ponta DelgadaA Sondarlab foi contratada pela ANA-Aeroportos de Portugal para a monitorização da qualidade do ar exterior nos próximos três anos (2016 a 2018). Este laboratório irá operar nos Aeroportos de Lisboa, Porto e Ponta Delgada
Notícias
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da água
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da águaNo dia 7 de abril, a Comissão Europeia e 14 parceiros, entre autoridades nacionais e regionais, universidades e centros de inovação, assinaram o primeiro “Acordo de Inovação”, um instrumento criado pela Comissão Europeia para ajudar a ultrapassar obstáculos legislativos e, deste modo, encurtar a distância entre uma ideia e a sua aplicação no mercado. Serão abrangidos projetos que tenham por objetivo último a economia circular. É um acordo voluntário que visa juntar os organismos regulatórios nacionais, locais e da União Europeia.

Inovação em energia renovável na União Europeia
Inovação em energia renovável na União EuropeiaO estudo “Heterogeneous policies, heterogeneous technologies: The case of renewable energy” analisa os efeitos da regulação de mercado e da política ambiental em oito tipos de energia renovável na União Europeia. Reduzir as barreiras à entrada de energia pode funcionar como um grande impulso à inovação nesta área.
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADS
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADSO Governo aprovou, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2017, a designação de Filipe Duarte Santos para presidente do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O novo presidente exercerá funções durante três anos, com possibilidade de renovação, sucedendo a Mário Ruivo, falecido este ano.

Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Administradora da ERSAR nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da UNECE
Administradora da ERSAR nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da UNECEA administradora da ERSAR Ana Barreto Albuquerque foi nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).
 |  Adicionar aos Favoritos  |  Mapa do site  |  Ficha Técnica  |  Membro português da EFAEP  
RSS RSS link  RSS-Eventos RSS Eventos link  RSS-Emprego RSS Emprego link   © Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente 2008 - desenvolvido com Senso Comum Lda.