Introduza a palavra a pesquisar
Pesquisa
 
 Quem Somos   Núcleos    Sócios APEA   Ensino e Profissão   Eventos   Eventos APEA   Notícias   Bolsa de emprego   Contactos 
Bem-vindo  Notícias  Noticias Indústria e Ambiente
Slideshow image
Ver Calendário APEA para os próximos eventos
     
Notícias
Apresentacoes
Diversas
Noticias Indústria e Ambiente
Notícias sobre a APEA
Três empresas alvo de queixa pública pelo Ministério do Ambiente
Uma queixa contra três empresas de gestão de resíduos foi enviada pelo Ministério do Ambiente para o Ministério Público. Segundo a tutela do Ambiente existe «incumprimento das ordens de remoção anteriormente dadas» incorrendo as empresas «na prática do crime de desobediência».
Três empresas alvo de queixa pública pelo Ministério do Ambiente

A queixa surge na sequência da operação de fiscalização a empresas de resíduos que está a ser realizada pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

As empresas têm sede nos concelhos da Amadora, Ponte de Lima e Valença, tendo os processos em questão transitado para o Ministério Público para «efeitos de promoção das correspondentes acusações», segundo o Ministério do Ambiente.

Além da instauração dos processos de contra-ordenação e aplicação das consequentes coimas e sanções acessórias decorrentes da fiscalização às empresas do sector, os casos com «maior gravidade» para o ambiente têm vindo a ser alvo de mandados emitidos pela Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAOT).

Segundo a tutela do ambiente, os mandados revelam «ordens de cessação imediata da recepção e deposição de quaisquer resíduos nos locais em questão, bem como para a reposição das situações à data anterior ao início da deposição ilegal dos resíduos». Desta forma, o «não cumprimento das ordem determinadas faz incorrer os destinatários dos mandados na prática de um crime de desobediência», acrescenta a mesma fonte.

Em Dezembro e ao longo de duas semanas, foram inspeccionadas 39 unidades de gestão de resíduos, 798 camiões de transporte de resíduos e 41 unidades de depósito ilegal de veículos em fim de vida, avançou à agência Lusa a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, que fez um primeiro balanço da operação.

 
Enviar este artigo a um(a) amigo(a).
  
 




Notícias
Site para monitorização das ajudas financeiras climáticas
Site para monitorização das ajudas financeiras climáticas O Fast Start Finance é o novo website criado pelos Países Baixos onde se pode ver com detalhe as contribuições financeiras que foram dadas para ajudar os países mais vulneráveis a enfrentar as alterações climáticas.
As mini-hídricas na microprodução
As mini-hídricas na microproduçãoFoi a semana passada aprovada em Conselho de Ministros a Resolução que prevê o lançamento, durante os anos de 2010 e 2011, de procedimentos concursais de iniciativa pública, em várias regiões do País, para a adjudicação de centrais mini-hídricas, tendo em vista alcançar a meta de atribuição de potência estabelecida na Estratégia Nacional para a Energia 2020.
Qualidade do ar em Cascais sob o olhar atento das autoridades responsáveis
Qualidade do ar em Cascais sob o olhar atento das autoridades responsáveisA Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) vai reforçar a monitorização da qualidade do ar no concelho de Cascais. Os resultados obtidos têm sido positivos, contudo há algumas zonas críticas de poluição, avança a Agência Lusa.
 |  Adicionar aos Favoritos  |  Mapa do site  |  Ficha Técnica  |  Membro português da EFAEP  
RSS RSS link  RSS-Eventos RSS Eventos link  RSS-Emprego RSS Emprego link   © Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente 2008 - desenvolvido com Senso Comum Lda.