Introduza a palavra a pesquisar
Pesquisa
 
 Quem Somos   Núcleos    Sócios APEA   Ensino e Profissão   Agenda   Notícias   Inscrições em Formações/Eventos   ECOinforma   Contactos 
Bem-vindo  Notícias  Noticias Indústria e Ambiente
Slideshow image
Ver Calendário APEA para os próximos eventos
     
Notícias
Apresentacoes
CLIMA 2014
Confer. Nac. Sustentabilidade no Setor do Turismo
Conferência Sustentabilidade no Sector do Turismo
Curso de Verão sobre Internacionalização
Diversas
Formações e Eventos APEA
Noticias Indústria e Ambiente
Notícias sobre a APEA
Mais de metade das reclamações dirigidas à ERSAR em 2016 tiveram origem em questões de faturação
Os aspetos relativos à faturação (incluindo todo o ciclo desde a medição dos consumos à cobrança da fatura) foram responsáveis, em 2016, por 55 por cento das 4 mil reclamações que chegaram à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) em 2016. O parâmetro do atendimento foi a causa de 12 por cento das reclamações, a par da qualidade do serviço. O tarifário e a contratação contaram, cada um, com 7 por cento das reclamações recebidas pelo regulador, enquanto a ligação e disponibilidade deu origem a 5 por cento das reclamações. A qualidade da água é o aspeto menos contestado, com 2 por cento das reclamações.
Mais de metade das reclamações dirigidas à ERSAR em 2016 tiveram origem em questões de faturação

Tratamento das reclamações

Em 47 por cento dos casos cuja análise foi concluída em 2016, a ERSAR não deu razão aos reclamantes, ao passo que 38 por cento dos casos foram considerados como tendo fundamento. Nos restantes casos as reclamações foram consideradas inconclusivas ou ininteligíveis. Cerca de metade das reclamações consideradas com fundamento foram resolvidas por iniciativa das entidades gestoras antes da emissão de uma recomendação formal por parte da ERSAR.

A intervenção da ERSAR nas reclamações visa esclarecer os reclamantes acerca dos seus direitos e deveres e avaliar se as entidades gestoras respondem de forma atempada e adequada. Note-se que o regulador não tem poderes vinculativos nesta matéria, intervindo no sentido de recomendar a correção de procedimentos inadequados sempre que os detete e tomar as medidas necessárias sempre que os mesmos constituam uma violação de normas legais ou contratuais. Isto não invalida que os reclamantes possam ter de recorrer à arbitragem de conflitos de consumo para obter uma decisão vinculativa que ponha fim ao litígio.

Informação aos consumidores

Além de pugnar pelos interesses e direitos dos consumidores, também cabe à ERSAR proporcionar-lhes mais conhecimento. Neste sentido, está disponível um novo site, mais completo. Através de um mapa de Portugal é possível conhecer a qualidade da água para consumo humano de cada concelho de Portugal continental. É também possível consultar os encargos tarifários mensais por concelho com os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.
Para quem tem dúvidas sobre as componentes da fatura que recebe em casa, a ERSAR desenvolveu uma infografia interativa que explica campo-a-campo o modelo de fatura recomendado pelo regulador.
Quem procura informação adicional sobre o setor pode consultar o Glossário e a área de Perguntas frequentes, onde se encontra resposta às questões consideradas mais relevantes para os consumidores.

 
Enviar este artigo a um(a) amigo(a).
  
 
Notícias
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da água
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da águaNo dia 7 de abril, a Comissão Europeia e 14 parceiros, entre autoridades nacionais e regionais, universidades e centros de inovação, assinaram o primeiro “Acordo de Inovação”, um instrumento criado pela Comissão Europeia para ajudar a ultrapassar obstáculos legislativos e, deste modo, encurtar a distância entre uma ideia e a sua aplicação no mercado. Serão abrangidos projetos que tenham por objetivo último a economia circular. É um acordo voluntário que visa juntar os organismos regulatórios nacionais, locais e da União Europeia.

Inovação em energia renovável na União Europeia
Inovação em energia renovável na União EuropeiaO estudo “Heterogeneous policies, heterogeneous technologies: The case of renewable energy” analisa os efeitos da regulação de mercado e da política ambiental em oito tipos de energia renovável na União Europeia. Reduzir as barreiras à entrada de energia pode funcionar como um grande impulso à inovação nesta área.
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADS
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADSO Governo aprovou, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2017, a designação de Filipe Duarte Santos para presidente do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O novo presidente exercerá funções durante três anos, com possibilidade de renovação, sucedendo a Mário Ruivo, falecido este ano.

Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Administradora da ERSAR nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da UNECE
Administradora da ERSAR nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da UNECEA administradora da ERSAR Ana Barreto Albuquerque foi nomeada para o bureau do Protocolo Água e Saúde da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).
 |  Adicionar aos Favoritos  |  Mapa do site  |  Ficha Técnica  |  Membro português da EFAEP  
RSS RSS link  RSS-Eventos RSS Eventos link  RSS-Emprego RSS Emprego link   © Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente 2008 - desenvolvido com Senso Comum Lda.