Introduza a palavra a pesquisar
Pesquisa
 
 Quem Somos   Núcleos    Sócios APEA   Ensino e Profissão   Agenda   Notícias   Inscrições em Formações/Eventos   ECOinforma   Contactos 
Bem-vindo  Notícias  Notícias sobre a APEA
Slideshow image
Ver Calendário APEA para os próximos eventos
     
Notícias
Apresentacoes
CLIMA 2014
Confer. Nac. Sustentabilidade no Setor do Turismo
Conferência Sustentabilidade no Sector do Turismo
Curso de Verão sobre Internacionalização
Diversas
Formações e Eventos APEA
Noticias Indústria e Ambiente
Notícias sobre a APEA
Criação de Comissão Técnica para os Resíduos coordenada pela APEA
A APEA está em processo de qualificação pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), para tornar-se Organismo de Normalização Setorial para o Setor dos Resíduos. No passado dia 12 de abril realizou-se a primeira reunião da nova Comissão Técnica.
Criação de Comissão Técnica para os Resíduos coordenada pela APEA




No âmbito deste ONS vai ser criada uma Comissão Técnica (CT) para os Resíduos, que realizou a sua primeira reunião no passado dia 12 de abril. Esta nova CT irá fazer o acompanhamento do CEN TC 183 - "Waste management", CEN TC 292 - "Characterization of waste" e ainda do ISO TC 297 - "Waste management, recycling and road operation service", assim como irá assegurar a elaboração de normas nacionais identificadas como pertinentes para o setor.

A Direção da APEA considera de especial importância a criação desta Comissão Técnica que, em conjunto com diferentes entidades representativas do setor e de toda a cadeia de valor, analisará e definirá elementos fundamentais que permitam a Normalização Técnica dos mais variados aspetos relacionados com a gestão de resíduos.

A Direção da APEA propôs, ao IPQ, como Presidente da nova Comissão Técnica, o Engº Luís Marinheiro (reconhecido consultor especialista na área dos resíduos a nível nacional e internacional, desempenhando atualmente as funções de Chair of Working Group on Landfill at ISWA International Solid Waste Association), e como Secretário, o Engº Paulo Rodrigues (especialista com mérito profissional amplamente reconhecido, desempenhando atualmente as funções de Unit Manager for Operational Project Implementation na LIPOR).

De referir que ambos desempenharão estas funções em representação da APEA e na qualidade de sócios efetivos da associação.

Currículos:
Engº Luís Marinheiro (Presidente):
http://www.linkedin.com/in/luís-marinheiro-42007b17
Engº Paulo Rodrigues (Secretário da CT):
http://www.linkedin.com/in/paulo-rodrigues-bab7a021

Consulte aqui a newsletter de abril do IPQ que tem como tema de capa a nova Comissão Técnica:
http://www1.ipq.pt/PT/Site/EspacoQ/novoespacoQ/espacoq131/pdf/131espacoQ042017.pdf
 
Enviar este artigo a um(a) amigo(a).
  
 
Notícias
Bolsa do Empreendedorismo 2017 – 9 de maio, Lisboa
Bolsa do Empreendedorismo 2017 – 9 de maio, LisboaJá estão abertas as inscrições para a Bolsa do Empreendedorismo 2017, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no Dia da Europa, 9 de maio, pelas 9h30, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Inovação em energia renovável na União Europeia
Inovação em energia renovável na União EuropeiaO estudo “Heterogeneous policies, heterogeneous technologies: The case of renewable energy” analisa os efeitos da regulação de mercado e da política ambiental em oito tipos de energia renovável na União Europeia. Reduzir as barreiras à entrada de energia pode funcionar como um grande impulso à inovação nesta área.
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da água
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da águaNo dia 7 de abril, a Comissão Europeia e 14 parceiros, entre autoridades nacionais e regionais, universidades e centros de inovação, assinaram o primeiro “Acordo de Inovação”, um instrumento criado pela Comissão Europeia para ajudar a ultrapassar obstáculos legislativos e, deste modo, encurtar a distância entre uma ideia e a sua aplicação no mercado. Serão abrangidos projetos que tenham por objetivo último a economia circular. É um acordo voluntário que visa juntar os organismos regulatórios nacionais, locais e da União Europeia.

Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADS
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADSO Governo aprovou, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2017, a designação de Filipe Duarte Santos para presidente do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O novo presidente exercerá funções durante três anos, com possibilidade de renovação, sucedendo a Mário Ruivo, falecido este ano.

Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
 |  Adicionar aos Favoritos  |  Mapa do site  |  Ficha Técnica  |  Membro português da EFAEP  
RSS RSS link  RSS-Eventos RSS Eventos link  RSS-Emprego RSS Emprego link   © Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente 2008 - desenvolvido com Senso Comum Lda.