Introduza a palavra a pesquisar
Pesquisa
 
 Quem Somos   Núcleos    Sócios APEA   Ensino e Profissão   Agenda   Notícias   Inscrições em Formações/Eventos   ECOinforma   Contactos 
Bem-vindo  Notícias  Diversas
Slideshow image
Ver Calendário APEA para os próximos eventos
     
Notícias
Apresentacoes
CLIMA 2014
Confer. Nac. Sustentabilidade no Setor do Turismo
Conferência Sustentabilidade no Sector do Turismo
Curso de Verão sobre Internacionalização
Diversas
Formações e Eventos APEA
Noticias Indústria e Ambiente
Notícias sobre a APEA
Frigoríficos criados à imagem da natureza
Quatro estudantes de engenharia apresentaram no Biomimicry Global Design Challenge um figorífico sustentável sem recurso à eletricidade.
Frigoríficos criados à imagem da natureza

Funciona como frigorífico, preserva os alimentos mas não usa eletricidade. A invenção pertence a quatro jovens estudantes de engenharia que simplesmente queriam “acabar com a comida desperdiçada nas zonas mais pobres do mundo”. Conseguiram-no através de um frigorífico facilmente reproduzível e criado a partir de materiais muito baratos.

O mote inicial partiu de um concurso de ideias da organização Biomimicry Global Design Challenge que premeia soluções sustentáveis criadas tendo a natureza como guia. Os quatro estudantes canadianos foram os vencedores depois de terem perguntado como mantêm os animais (mesmo os das zonas mais quentes) uma temperatura corporal normal? Insetos, corais, elefantes e cangurus. A biologia de diferentes animais deu origem ao Wind Chill.

Se as térmitas se enterram e se os elefantes se movem para arrefecer porque não por um frigorífico a fazer isso? Um longo trabalho de observação e variadas experiências deram origem a um frigorífico que funciona em apenas três passos. Primeiro aproveita-se a temperatura ambiente, que em forma de ar entra num tubo. O tubo fica submerso e com a ajuda de uma ventoinha, movida a energia solar, o líquido vai evaporando à medida que o ar dentro do tubo arrefece. Por fim é fazer chegar o ar frio à câmara frigorífica onde estão os alimentos, salvando milhares de pessoas que os podem comer durante mais tempo em bom estado de conservação.

O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento, no equipamento final já não deve haver qualquer recurso a eletricidade — nem mesmo solar — podendo o frigorífico funcionar de forma totalmente independente. Agora a equipa foca-se apenas em manter uma temperatura de 4,5ºC dentro da câmara.

Veja aqui o vídeo.

Fonte: Expresso
Foto: foodreporter

 
Enviar este artigo a um(a) amigo(a).
  
 
Notícias
Bolsa do Empreendedorismo 2017 – 9 de maio, Lisboa
Bolsa do Empreendedorismo 2017 – 9 de maio, LisboaJá estão abertas as inscrições para a Bolsa do Empreendedorismo 2017, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no Dia da Europa, 9 de maio, pelas 9h30, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Inovação em energia renovável na União Europeia
Inovação em energia renovável na União EuropeiaO estudo “Heterogeneous policies, heterogeneous technologies: The case of renewable energy” analisa os efeitos da regulação de mercado e da política ambiental em oito tipos de energia renovável na União Europeia. Reduzir as barreiras à entrada de energia pode funcionar como um grande impulso à inovação nesta área.
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da água
Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da águaNo dia 7 de abril, a Comissão Europeia e 14 parceiros, entre autoridades nacionais e regionais, universidades e centros de inovação, assinaram o primeiro “Acordo de Inovação”, um instrumento criado pela Comissão Europeia para ajudar a ultrapassar obstáculos legislativos e, deste modo, encurtar a distância entre uma ideia e a sua aplicação no mercado. Serão abrangidos projetos que tenham por objetivo último a economia circular. É um acordo voluntário que visa juntar os organismos regulatórios nacionais, locais e da União Europeia.

Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeção
Poluição atmosférica afeta desenvolvimento das bactérias, aumentando o potencial de infeçãoUm grupo de investigadores da Universidade de Leicester, em Inglaterra, publicou um estudo a poluição atmosférica e aspetos de colonização bacteriana e sobrevivência das bactérias.
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADS
Filipe Duarte Santos é o novo presidente do CNADSO Governo aprovou, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2017, a designação de Filipe Duarte Santos para presidente do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O novo presidente exercerá funções durante três anos, com possibilidade de renovação, sucedendo a Mário Ruivo, falecido este ano.

Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
 |  Adicionar aos Favoritos  |  Mapa do site  |  Ficha Técnica  |  Membro português da EFAEP  
RSS RSS link  RSS-Eventos RSS Eventos link  RSS-Emprego RSS Emprego link   © Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente 2008 - desenvolvido com Senso Comum Lda.