Uma garrafa, água, cloro e uma conversa entre amigos, foi isto que Alfred Moser precisou para fazer brilhar sítios onde o sol não chegava. O conceito da lâmpada Moser de 40 watts é apenas o resultado da retração da luz do sol na água, pode-se fazer em casa e não consome eletricidade.
O mecânico brasileiro que em 1975 discutia com os amigos como enviar um sinal de resgate em caso de queda de avião, não podia imaginar que a sua invenção ajudaria na produção de alimentos em zonas pobres, que seria usada para iluminar estufas e assim impulsionar o crescimento dos alimentos que de outra forma nunca poderiam ser cultivados, ou que ajudou a fundação MyShelter, nas Filipinas, a levar luz a pelo menos um milhão de pessoas.
Quando naquela noite de 75, Alfred teve esta ideia — literalmente luminosa — apenas pensou que era uma boa solução para levar luz a uma casa de banho ou a um corredor sem janelas.
No Brasil chamam-lhe luz engarrafada. Na Índia, no Quénia, na Argentina ou na Tanzânia chamam-lhe só luz e agradecem a Moser.
Quer saber como fazer uma destas lâmpadas? Veja aqui o vídeo.
Fonte: Expresso
Foto: design4disaster