ORDEM DOS ENGENHEIROSInformações sobre a Ordem dos Engenheiros

1- Como se processa a admissão a membro efectivo?
2- Quem poderá ser membro estagiário da Ordem dos Engenheiros?
3- Qual a diferença entre um Estágio formal e um Estágio Curricular?
4- Como poderei inscrever-me como membro estagiário?
5- Qual a relação entre a APEA e a Ordem dos Engenheiros?
6- Ordem dos Engenheiros
 

1-Como se processa a admissão a membro efectivo?
A admissão como membro efectivo depende da titularidade de licenciatura, ou equivalente legal, em curso de Engenharia, estágio e prestação de provas (Art. 7.º, idem). A admissão a membro efectivo carece da admissão prévia como membro estagiário, escolhendo a modalidade de Estágio (formal ou curricular) num dos 12 Colégios de Especialidade. Os titulares de uma Licenciatura em Engenharia do Ambiente poderão inscrever-se no Colégio de Engenharia do Ambiente.

2-Quem poderá ser membro estagiário da Ordem dos Engenheiros?
Podem candidatar-se à admissão como membro da Ordem dos Engenheiros todos os titulares de licenciatura, mestrado, e doutoramento ou equivalente legal, em cursos de Engenharia, devidamente homologados pelo Ministério da Educação e Ciência conforme listas disponibilizadas pela Direcção-Geral do Ensino Superior. O processo de admissão inclui provas de admissão e realização de estágio.

3-Qual a diferença entre um Estágio formal e um Estágio Curricular?
Existem duas modalidades de estágio pelas quais os candidatos podem optar: o Estágio Formal (com duração de 6 Meses) ou o Estagio Curricular (com a duração de dois anos). Na modalidade de estágio formal é necessário que o membro estagiário seja acompanhado por um Orientador de Estágio (o Orientador deverá ser Membro efectivo da Ordem, inscrito há mais de 5 anos). Durante o estágio os membros estagiários deverão frequentar o curso de Ética e Deontologia Profissional. Este curso deve ser igualmente frequentado por quem fique dispensado da realização do estágio.

4-Como poderei inscrever-me como membro estagiário?
Primeiro deverás preencher e imprimir o Formulário de Candidatura a Membro, juntar-lhe alguns documentos habituais, como B.I e efectuar pagamento de uma taxa de inscrição.
Toda a documentação que integra o processo de candidatura deverá ser entregue na Sede Regional ou na Delegação Distrital da área de residência para fins profissionais. Em alternativa pode ser enviada por via postal.

5-Qual a relação entre a APEA e a Ordem dos Engenheiros?
A relação entre a APEA e a Ordem dos Engenheiros baseia-se numa relação de cordialidade e cooperação institucional, promovendo a independência de ambas as situações. Assim, a inscrição quer na APEA, quer na Ordem dos Engenheiros, constitui um processo autónomo e independente da responsabilidade exclusiva de cada instituição.

6-Ordem dos Engenheiros
A Ordem dos Engenheiros é uma associação pública profissional, criada legalmente pelo Decreto-Lei nº 27288, de 24 de Novembro, representativa dos licenciados em Engenharia que exercem a profissão de engenheiro.
A sua principal missão é contribuir para o progresso da engenharia, estimulando os esforços dos seus associados nos domínios científico, profissional e social, bem como o cumprimento das regras de ética profissional.