Notícias » CLIMA 2018 - Call for Posters (2ª fase até 2 de novembro) Data: 2018-11-02

 
CLIMA 2018 - Call for Posters (2ª fase até 2 de novembro)

Call for Posters no CLIMA 2018 (2ª fase até 2 de novembro)

O CLIMA 2018 - V Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas, irá decorrer nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, na Universidade do Algarve, e terá como tema central os Desafios decorrentes da Adaptação às Alterações Climáticas.

Este Congresso tem vindo progressivamente a afirmar-se como um evento de referência em Portugal sobre a temática das Alterações Climáticas. A par do CNEA - Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente que teve em 2017 a sua décima terceira edição, o CLIMA é um dos eventos de maior dimensão organizado pela APEA, celebrando o seu décimo aniversário desde a sua primeira edição realizada em 2008 na Universidade de Aveiro.

Espera-se que o CLIMA 2018 tenha a adesão de cerca de 150 profissionais com atividade relacionada com as diversas temáticas ligadas às Alterações Climáticas, estando prevista a presença de conceituados oradores nacionais, de reconhecida competência técnico-científica.

Com o CLIMA 2018, pretende-se trazer a debate um conjunto de temáticas relacionadas com o tema central do Congresso (os Desafios decorrentes da Adaptação às Alterações Climáticas), da maior relevância e atualidade para o país. 

Estas são as principais datas a ter presente quanto à Call for Posters:

Submissão de Posters (2ª call termina a 2 de novembro):
- Submissão dos resumos - 2 de novembro (2.ª call)
- Comunicação da aceitação dos resumos da 1.ª call - 7 de novembro
- Submissão do artigo do poster - 19 de novembro
- Entrega do poster no secretariado do CLIMA 2018 - 22 de novembro
- Áreas temáticas dos posters: adaptação às alterações climáticas nos setores da agricultura / florestas / pescas, florestas, biodiversidade, energia, ordenamento do território e cidades, recursos hídricos e zonas costeiras, saúde, segurança de pessoas e bens.

Passos a seguir para Submissão online dos resumos
Para submeter o resumo do poster os candidatos deverão enviar para o email assessoria@apea.pt o documento em formato PDF.
Deverá constar no assunto do email "Submissão à Call for Posters".

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os resumos a submeter deverão focar assuntos relevantes mediante as áreas temáticas aceites: adaptação nos setores da agricultura / florestas / pescas, florestas, biodiversidade, energia, ordenamento do território e cidades, recursos hídricos e zonas costeiras, saúde, segurança de pessoas e bens.

Os resumos deverão ter no máximo duas páginas e ser escritos em fonte Times New Roman, 12 pt, espaçamento de 1,5 entre linhas, espaço entre parágrafos 6 pt e margens de 3cm.

Deverá constar do resumo a menção à Call for Posters, o título do artigo, nome do(s) autor(es) e contacto do autor com o qual deverá ser estabelecida toda a correspondência (e-mail, endereço postal e telefone), assim como a instituição a que pertence, caso aplicável.

Os resumos deverão ser submetidos eletronicamente para o email assessoria@apea.pt.

REGRAS PARA O POSTER
Os autores dos resumos dos posters selecionados deverão:
1. Apresentar o poster (dimensão máxima 1m largura e 2m altura) no secretariado do CLIMA 2018 durante a manhã do primeiro dia do Congresso.
2. Enviar o artigo do poster, de máximo de 10 páginas, em formato digital, até ao dia 19 de novembro por forma a integrar o livro de atas on-line do Congresso.

NOTA: A apresentação de poster não dispensa a inscrição no Congresso, de pelo menos um dos seus autores. Nas situações em que um mesmo autor submete mais do que um poster, a sua inscrição será suficiente para um máximo de dois posters a apresentar no CLIMA 2018. Para mais do que dois posters, deverá ser efetuada a inscrição por outro co-autor. Na submissão de posters o(s) autor(es) deverá(ão) indicar quais os posters que desejam apresentar e que correspondem à sua inscrição.

REGRAS PARA O ARTIGO DO POSTER
O artigo do poster não deve exceder 10 páginas, incluindo figuras e anexos.
O artigo do poster deve ser enviado eletronicamente até ao dia 19 de novembro.

O artigo do poster deve obedecer às seguintes regras de formatação:
- Tipo de letra: Times New Roman.
- Formato da Página: - Margem superior (Top) - 3 cm. - Margem inferior (Bottom) - 3 cm. - Margem esquerda (Left) - 3 cm; margem direita (Right) - 2 cm.
- Título: os títulos devem ser pequenos (máximo três linhas), mas com informação suficiente; em maiúsculas, negrito (bold), tamanho da letra 11, centrado, com três espaços em relação à margem superior.
- Autor(es): tamanho da letra 10, negrito (bold), centrado, com uma linha em branco de intervalo em relação ao título.
- Endereço da instituição(ões): tamanho da letra 9, centrado.
- Sumário: em português, tamanho da letra 9, com indentação à esquerda e à direita de 1 cm, espaço simples.
- Palavras-chave: cada artigo deve ser acompanhado por uma lista de 3 a 4 palavras chave, identificando o conteúdo do artigo; tamanho da letra 9, imediatamente a seguir ao sumário (deixando uma linha em branco de intervalo)
- Texto: tamanho da letra 10, espaço simples. Parágrafos do texto: primeira linha 0,5 cm.
- Títulos no texto: tamanho da letra 10, maiúsculas. Autores referidos no texto: tamanho da letra 10, maiúsculas.
- Figuras ou tabelas: ilustrações (desenhos ou fotografias) de boa qualidade, a preto e branco, de forma a poderem ser ampliadas ou reduzida.
- Legendas: tamanho da letra 9.
- Agradecimentos: tamanho da letra 9.
- Referências bibliográficas: tamanho da letra 9, contendo: autor(es) (em maiúsculas, dispostos alfabeticamente). (data) - Titulo do artigo ou do livro (em itálico no segundo caso). Revista, em itálico abreviada; quando em dúvida escreva o nome completo da revista.
- Cada citação - 1ª linha 0 cm, restantes linhas avançadas 0,3 cm.

NOTAS:
- Todas as figuras, mapas e outras ilustrações devem ser apresentadas em versões que possam ser abertas em Word (extensões: pcx, bmp, jpg, tiff, cbr, gif, jpeg, emf, tga, pcb).
- Na redação da comunicação deverão ser seguidos os padrões correntes de escrita científica. Na notação de grandezas e unidades físicas deverá ser utilizado o Sistema Internacional de Unidades.