Notícias » APEA celebra o seu 33º aniversário com o lançamento oficial do seu novo site Data: 2018-10-23

 
APEA celebra o seu 33º aniversário com o lançamento oficial do seu novo site

33 anos de muita história e trabalho em prol da Engenharia do Ambiente

A APEA - Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, fundada a 23 de Outubro de 1985, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo contribuir para o progresso da Engenharia do Ambiente. A APEA tem promovido desde a sua fundação inúmeras iniciativas, tais como a organização de congressos, seminários técnicos, acções de formação e educação ambiental, a edição de publicações temáticas, a emissão de pareceres sobre estratégias e legislação nacionais, a dinamização em grupos de trabalhos especializados ou a participação comissões técnicas de normalização. Realce ainda para o trabalho desenvolvido tendo como objectivo a promoção do conhecimento sobre as mais diversas áreas da Engenharia do Ambiente junto da sociedade portuguesa.

A APEA tem mantido desde a sua fundação uma estreita colaboração com inúmeras entidades públicas e privadas, incluindo Universidades, Associações Empresariais e Profissionais e Empresas do Sector do Ambiente. Realce ainda para a colaboração, desde 2008, com a Revista Indústria e Ambiente, data em que passou a ser a Revista Oficial da associação.

Marco histórico em 2011 com a atribuição do estatuto de utilidade pública

A publicação a 18 de fevereiro de 2011, em Diário da República, da Declaração de Utilidade Pública da APEA representou um marco histórico na vida da APEA, tendo sido o reconhecimento do trabalho meritório que as sucessivas direcções da associação desenvolveram desde a sua fundação em 1985 em prol da promoção da Engenharia do Ambiente. 

A atribuição deste estatuto à APEA constituiu também o reconhecimento público do papel activo que os Engenheiros do Ambiente e os profissionais desta área têm tido na sociedade portuguesa na construção de um país mais sustentável, mais competitivo e mais solidário. Mas este estatuto significa também uma crescente exigência e responsabilidade relativamente à qualidade do trabalho dos profissionais da área da Engenharia do Ambiente, pelo que a atual Direção considera ser necessário continuar a promover diversas iniciativas com o objectivo de reforçar a qualificação e o conhecimento dos seus associados. 

Novo site lançado no dia do 33º aniversário da APEA

O 33º aniversário da APEA, uma associação plena de história e com muito trabalho desenvolvido, é assim sinalizado com o lançamento do novo site da APEA, esperando-se que este se venha assumir progressivamente como um site de referência em termos de informação com valor para todos os profissionais em Engenharia do Ambiente

Nas próximas semanas serão lançadas e consolidadas novas seções no site, com destaque para a seção relativa a oportunidades de emprego e estágio profissional no setor ou a seção com a nova legislação publicada a nível nacional e europeu em matéria de ambiente e energia. Finalmente, realce para a agenda do site que se pretende venha a ser um verdadeiro repositório dos eventos relevantes a nível nacional e internacional, contribuindo desta forma para disponibilizar informação útil para todos os profissionais e estudantes do setor.

Até final do ano serão ainda apresentadas novidades na seção das parcerias, em particular no que diz respeito às parcerias das quais resultem evidentes benefícios para todos os associados da APEA, num eixo de intervenção em que a atual Direção aposta fortemente. Esperamos que o novo site seja do seu agrado e que encontre motivos para o visitar frequentemente!

Pedro Fonseca Santos
Presidente da Direção da APEA