Notícias » APEA integra consórcio europeu do Projeto D-NOSES financiado pelo Horizonte 2020 Data: 2018-10-18

 
APEA integra consórcio europeu do Projeto D-NOSES financiado pelo Horizonte 2020

ENQUADRAMENTO
A poluição causada por odores tem sido consistentemente ignorada pelos governos a nível europeu, aquando da definição das suas políticas ambientais. Isto apesar de ser o segundo assunto para a apresentação de queixas públicas em toda a Europa. A poluição causada por odores não é apenas um incómodo desagradável, mas está também associada a problemas como as dores de cabeça, o stress e problemas respiratórios. Talvez ainda mais preocupante, é o fato dos odores serem um indicador de problemas ambientais maiores, como a deficiência em termos de saneamento e níveis excessivos de poluição química.

A falta de regulamentação por parte das autoridades oficiais em toda a Europa em relação à poluição causada por odores deve-se em grande medida às dificuldades de medição com rigor e segurança e às soluções potenciais a implementar serem, regra geral, dispendiosas. Para além disso, as partes interessadas industriais baseiam-se na problemática dos dados deficientes e das técnicas inadequadas de monitorização para se oporem a quaisquer novas iniciativas para enfrentar os problemas existentes. Alguns esforços foram feitos para regular os odores em toda a Europa, no entanto, na ausência de limites, definições e critérios padronizados, os esforços têm sido severamente prejudicados.

PROJETO D-NOSES
A APEA irá assim trabalhar com os parceiros de toda a Europa e do Chile no projeto D-NOSES – Decentralised Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability, projeto que pretende mudar a forma como a poluição por odores é atualmente abordada em todos os níveis do governo (europeu, nacional e local).

O projeto D-NOSES partilhará conhecimento científico especializado na deteção e monitorização de odores com o público, o qual terá um papel muito relevante em vários casos práticos a nível local que serão desenvolvidos no âmbito do D-NOSES. Em Portugal serão desenvolvidos dois casos práticos, um dos quais em S. João da Madeira.

O projeto D-NOSES irá capacitar as comunidades locais afetadas pela poluição causada por odores tendo em vista impulsionar a mudança, apoiando-as na recolha de evidências sobre o problema. Uma vez identificado e caraterizado o problema, os parceiros do projeto D-NOSES trabalharão com as comunidades locais e outras partes interessadas com o objetivo de projetar possíveis soluções para o problema, numa abordagem inovadora de cocriação.

Pretende-se que os resultados do projeto D-NOSES sejam tidos em consideração nos planos futuros para reduzir a poluição causada por odores, que contribuam para o desenvolvimento de um quadro padrão em termos de regulamentação e que influenciem as políticas públicas a nível local, nacional e europeu.

PAPEL DA APEA
As principais tarefas da APEA no projeto D-NOSES dizem respeito à promoção de iniciativas de disseminação e de comunicação sobre a evolução do projeto, dirigidas à população. Complementarmente serão desenvolvidas ações de networking, das quais se destaca a colaboração da APEA no futuro Observatório Internacional de Odores que será criado no âmbito do projeto. Destaque ainda para a organização pela APEA, em 2019, de uma Conferência Científica Internacional sobre Odores que integrará o Programa do XIV Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente.

É de realçar a participação de mais duas entidades portuguesas no consórcio, nomeadamente a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e o Município de S. João da Madeira.

Destaque ainda para a integração de três entidades portuguesas no Advisory Board do projeto D-NOSES, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente (Dr. Nuno Lacasta), a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (Eng. Nuno Banza) e a Universidade de Aveiro (Prof. Dr. Carlos Borrego).

DETALHES DO CONSÓRCIO
O projeto D-NOSES (Grant Agreement 789315) tem a duração de três anos (abril de 2018 a março de 2021) e um orçamento de cerca de três milhões de euros, financiado pelo Horizonte 2020, o Programa-Quadro Europeu para a Investigação e Inovação.

O consórcio é coordenado pela FUNDACION IBERCIVIS (Espanha) e engloba os seguintes parceiros:
• IDEAS 3493 SL (Espanha)
• MAPPING FOR CHANGE CIC (Reino Unido)
• VEREIN DER EUROPAISCHEN BURGEWISSENSCHAFTEN - ECSA E.V. ECSA (Alemanha)
• MEDITERRANEAN INFORMATION OFFICE FOR ENVIRONMENT, CULTURE AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT ASSOCIATION MIO-ECSDE (Grécia)
• INTERNATIONAL SOLID WASTE ASSOCIATION ISWA (Áustria)
• ASOCIACION MEDIOAMBIENTAL INTERNACIONAL DE GESTORES DEL OLOR (Espanha)
• POLITECNICO DI MILANO POLIMI (Itália)
• UNIVERSITAET KASSEL UNI KASSEL (Alemanha)
• APEA - ASSOCIACAO PORTUGUESA DE ENGENHARIA DO AMBIENTE (Portugal)
• ENVIROMETRICS TECHNIKOI SYMVOULOI ETAIREIA PERIORISMENIS EFTHYNIS (Grécia)
• ECOTEC INGENIERIA LIMITADA (Chile)
• MUNICIPIO DE SAO JOAO DA MADEIRA (Portugal)
• MUNICIPALITY OF SOFIA (Bulgaria)
• LIPOR SERVICO INTERMUNICIPALIZADO DE GESTAO DE RESIDUOS DO GRANDE PORTO (Portugal).

FINANCIAMENTO
Co-founded by the Horizon 2020 programme of the European Union.
Grant Agreement Nº 789315.