Notícias » Questionários em curso do Projeto D-NOSES - Distributed Network for Odour Sensing Empowerment and Sustainability Data: 2018-10-22

 
Questionários em curso do Projeto D-NOSES - Distributed Network for Odour Sensing Empowerment and Sustainability

O projeto D-NOSES - Distributed Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability, cujo consórcio a APEA integra, arrancou em abril deste ano, terá a duração de 3 anos e é financiado pela Comissão Europeia através do Programa Horizonte 2020. O projeto pretende mudar a forma como a poluição por odores é atualmente abordada em todos os níveis do governo (europeu, nacional e local) e tem como um dos objetivos conceber e aplicar um processo de envolvimento das comunidades locais para explorar e avaliar uma abordagem personalizada e flexível para tratar de problemas de odores através da co-criação e da citizen science. Em Portugal serão desenvolvidos dois casos práticos, um dos quais em S. João da Madeira e o outro no Grande Porto. Saiba mais em www.dnoses.eu.

Inquéritos em curso

A APEA está neste momento a promover dois questionários em relação aos quais lançamos o desafio de os preencher, contribuindo assim de forma ativa para o sucesso deste projeto:
- Questionário sobre Comunidades em Portugal Afetadas pelo Problema dos Odores. Preencha aqui o formulário
- Questionário sobre Boas Práticas de Gestão de Odores. Preencha aqui o formulário.

Projeto D-NOSES 

A APEA está assim trabalhar com os parceiros europeus e o parceiro do Chile no projeto D-NOSES, projeto que partilhará conhecimento científico especializado sobre a deteção e monitorização de odores com o público, o qual terá um papel muito relevante em vários casos práticos a nível local que serão desenvolvidos no âmbito do D-NOSES.

O projeto D-NOSES irá capacitar as comunidades locais afetadas pela poluição causada por odores tendo em vista impulsionar a mudança, apoiando-as na recolha de evidências sobre o problema. Uma vez identificado e caraterizado o problema, os parceiros do projeto D-NOSES trabalharão com as comunidades locais e outras partes interessadas com o objetivo de projetar possíveis soluções para o problema, numa abordagem inovadora de cocriação.

Pretende-se que os resultados do projeto D-NOSES sejam tidos em consideração nos planos futuros para reduzir a poluição causada por odores, que contribuam para o desenvolvimento de um quadro padrão em termos de regulamentação e que influenciem as políticas públicas a nível local, nacional e europeu.

Saiba mais em www.dnoses.eu.