Notícias » CURSO - Pegada Carbónica 10 de fevereiro Online Data: 2021-02-10

 
CURSO - Pegada Carbónica 10 de fevereiro Online

CURSO  - Pegada Carbónica
10 de fevereiro de 2021 (4h) | Online

Coorganização:

APEA - Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente
STRAVILLIA Sustainability Hub

Apoio Institucional:

Universidade Lusófona


Conteúdo programático:

1. Introdução & Enquadramento
2. Conceito da Pegada de Carbono
2.1 Standards para cálculo: Corporativa e produto
2.2 Definição das fronteiras
2.3 Gases com efeito de estufa
2.4 Dados de atividade e fatores de emissão
2.5 Notas sobre os âmbitos
3. Desafios
4. Exercício conjunto

Formadoras 

Aleksandra Drewko:

Licenciada em Ciências Ambientais com um MBA em Gestão Tecnológica do Northern Institute of Technology em Hamburgo; um mestrado em Tecnologia Ambiental pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Técnica Hamburgo-Harburgo; e um doutoramento em Ciências Económicas e Sociais da mesma Universidade. Possui uma vasta experiência nas áreas de sustentabilidade, energia e, em particular, no âmbito do carbono. Trabalhou numa sociedade comercial de energia na Alemanha, como líder de projetos, bem como em projetos para os sectores da Banca, Energia, Turismo, Químico, Farmacêutico, Comércio Retalhista e Educação. O seu portfólio de trabalhos em consultoria inclui: Cálculo e verificação da pegada de carbono de diversas empresas e produtos; Desenvolvimento de estratégias corporativas sustentáveis com foco nas alterações climáticas; Eficiência energética; Desenvolvimento de objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa; Monitorização do progresso e da eficácia das medidas; Implementação de sistemas de gestão de energia de acordo com a norma ISO 50001; e Realização de auditorias energéticas. Um dos seus projetos de maior relevo foi o lançamento da primeira conta bancária climaticamente neutra na Alemanha.

Catarina Furtado:

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possuindo uma vasta experiência profissional na temática do carbono. Trabalhou com inúmeros setores de atividade económica, prestando serviços de: Cálculo e verificação da pegada de carbono de diversas empresas e produtos; Desenvolvimento de estratégias corporativas com foco nas alterações climáticas; Desenvolvimento de objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa; Inventários de emissões de carbono; Eficiência energética; e Monitorização do progresso e da eficácia das medidas. Passou igualmente por uma experiência de suporte técnico a uma equipa de trabalho de desenvolvimento de software na área da gestão das emissões de carbono. Participou ainda em duas Presidências Portuguesas do Conselho da UE (2000 e 2007), integrada na equipa que acompanhou as negociações no âmbito do Protocolo de Quioto.

Duração e horário:

Duração: 4 horas
Horário: 9h00 - 13h00

Custo:

• 120€ para não associados APEA (inclui material de formação).
• 80€ para: associados APEA (com quotas em dia); estudantes, professores e funcionários do Grupo Lusófona.
• Desconto de 15% para: 2 ou mais participantes da mesma organização; .

Inscrições:

• Envio de mensagem com demonstração de interesse na inscrição para o e-mail eventos@apea.pt ou inscreva-se através do seguinte Formulário de Inscrição. 
• As inscrições serão aceites por ordem de chegada e confirmadas após receção do comprovativo de transferência bancária.
• Só serão aceites as inscrições efetivamente pagas até à véspera da data de arranque do Curso.
• A não comparência ou cancelamento da inscrição, com menos de dois dias úteis de antecedência relativamente ao início da formação, não dá direito a reembolso.
• A formação poderá ser cancelada caso não seja atingido um número mínimo de participantes, procedendo-se ao reembolso das inscrições já efetuadas.