Agenda » Curso Avançado - Cidades Resilientes às Alterações Climáticas | 06-07 Abril 2022 S. João da Madeira Data início: 2022-04-06 Data fim: 2022-04-07

 
Curso Avançado - Cidades Resilientes às Alterações Climáticas | 06-07 Abril 2022 S. João da Madeira

CURSO AVANÇADO “CIDADES RESILIENTES ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”
06-07 de abril de 2022, S. João da Madeira (14h)

Apresentação de casos práticos (confirmados): Cidades do Porto, Braga, Guimarães, Águeda e S. João da Madeira; Instituto de Cidades  Vilas com Mobilidade; Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
 

SOBRE O CURSO

As cidades estão sujeitas, cada vez mais, aos impactos negativos das alterações climáticas, na Europa assim como em todo o mundo. Mesmo num cenário de redução do nível das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), o impacto das alterações climáticas irá intensificar-se nas próximas décadas, devido ao efeito retardado das emissões acumuladas e das emissões atuais de GEE.

Assim, a alternativa da gestão municipal das cidades só pode ser adotar medidas de adaptação para aumentar a resiliência urbana e atenuar os inevitáveis impactos climáticos, de forma a minimizar os custos económicos, ambientais e sociais associados. Medidas essas que permitirão adaptar as cidades para fazer face aos impactos negativos de acontecimentos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e intensos, como as ondas de calor, as secas, os episódios de precipitação extrema e os ventos fortes. Acresce ainda o agravamento dos fenómenos de crescente invasão e erosão da orla costeira portuguesa.

Estes eventos climáticos são fenómenos difíceis de prever e a ausência ou menor eficácia das medidas de adaptação nas cidades poderá dar origem a perdas de bens materiais e naturais, na interrupção de serviços essenciais ao funcionamento das cidades (como a água e a energia) e até a perdas de vidas humanas.

As estratégias municipais de adaptação assim como as estruturas municipais de resposta são assim fundamentais na implementação nas cidades de medidas de minimização dos impactos climáticos. Importa assim qualificar os agentes envolvi- dos para os habilitar a identificarem riscos e vulnerabilidades, a avaliar opções de adaptação e a desenvolver estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas.

Este curso visa precisamente dar resposta à necessidade de qualificar quadros técnicos nestas temáticas, sendo uma coorganização entre a APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente e o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.


OBJETIVOS

- Adquirir, desenvolver e consolidar conhecimentos na área da adaptação às alterações climáticas;
- Potenciar a reflexão, a iniciativa e o desenvolvimento de competências de gestão orientadas para o aumento da resiliência urbana face aos impactos negativos das alterações climáticas;
Contribuir para o desenvolvimento e utilização de instrumentos integrados de planeamento e intervenção nas cidades tendo em vista torna-las mais resi-lientes aos efeitos negativos das alterações climáticas;
Transmitir conhecimento sobre casos práticos de abordagens integradas ou setoriais de adaptação às alterações climáticas;
Fomentar a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de novas soluções de adaptação para as cidades.

  •  

COMPETÊNCIAS DOS FORMANDOS À SAÍDA DA FORMAÇÃO

No final do Curso Avançado, os formandos possuirão a capacidade para identificar as problemáticas associadas à gestão das Cidades e as soluções para aumentar a resiliência urbana face aos impactos negativos das alterações climáticas. Os formandos serão ainda capazes de reconhecer a importância da adoção de políticas integradas de adaptação, conseguindo transpor a sua ação para a procura de soluções que permitam aumentar a Resiliência das Cidades face às Alterações Climáticas.


METODOLOGIA

Esta ação realizar-se- á com componentes teóricas e teórico-práticas, incluindo a reflexão em termos de casos de estudo, em regime presencial. Os formandos terão oportunidade de aceder a um conjunto diversificado de documentação que será partilhada durante o Curso.


DESTINATÁRIOS

Este Programa é dirigido a quadros técnicos com experiência profissional nos mais variados setores económicos e que pretendam atualizar os seus conheci- mentos sobre os desafios e estratégia de adaptação das cidades e de aumento da resiliência urbana aos impactes das alterações climáticas.


PROGRAMA

1º dia - Ciência e Consequências das Alterações Climáticas e Cidades Resilientes
- O sistema climático – apresentação do sistema climático com enfoque no balanço radiativo, gases com efeito de estufa (GEE), fontes de emissão e potencial de aquecimento global. 
- Ciclo biogeoquímico do carbono – o que é e qual o seu papel para o aquecimento global.
- Evidências das alterações climáticas – apresentação do 6º relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas.
- Cenários climáticos futuros – definição e modelação de cenários futuros, e estimativa de incertezas.
- Impactes das alterações climáticas – efeitos diretos, indiretos e sectoriais com enfoque nas áreas urbanas; desafios futuros.
- Política Internacional, Europeia e Nacional de mitigação e adaptação às Alterações climáticas.
- Estratégias locais – Pacto dos Autarcas, Mayors Adapt, ClimAdaPT.
- Medidas sectoriais de mitigação às alterações climáticas.
Desenvolvimento de estratégias urbanas de adaptação às alterações climáticas

2º Dia - Impactes das alterações climáticas em diferentes áreas temáticas
- Ondas de calor, qualidade do ar e conforto térmico: causas e impactos futuros
- Mobilidade urbana sustentável 
- Adaptação às alterações climáticas no setor dos resíduos (LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto)
- Adaptação às alterações climáticas nas Cidades do Porto, Braga, Guimarães, Águeda e S. João da Madeira.


FORMADORES

Profª Doutora Ana Isabel Miranda – Professora da Universidade de Aveiro
Prof. Doutor Carlos Borrego – Professor da Universidade de Aveiro
Profª Doutora Myriam Lopes – Professora da Universidade de Aveiro
Dr. Pedro Ribeiro da Silva - Coordenador Nacional da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, Institituto de Cidades  Vilas com Mobilidade

Engº Pedro Oliveira – Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
Engº Nuno Morais – Município do Porto
Engª Ana Cristina Costa – Município de Braga
Engº Miguel Fernandes – Município de Guimarães
Engª Célia Laranjeira – Município de Águeda
Arqº Joaquim Milheiro – Município de S. João da Madeira


DATA E LOCAL

Data: 06-07 de abril de 2022
Local: Auditório da Sanjotec, S. João da Madeira 


CARGA HORÁRIA

9h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
14 horas em regime presencial


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

A Coordenação Científica do Curso Avançado é assegurada pela Professora Doutora Ana Isabel Miranda, pelo Professor Doutor Carlos Borrego e pela Professora Doutora Myriam Lopes.


COMISSÃO ORGANIZADORA

O Curso Avançado é coorganizado pela APEA e pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.


CUSTO

• 150€ para não associados APEA (inclui material de formação).
• 90€ para: associados APEA (com quotas em dia); estudantes, professores e funcionários da Universidade de Aveiro.
• Desconto de 20% para: 2 ou mais participantes da mesma organização (descontos não acumuláveis).

 

INSCRIÇÕES

• Envio de mensagem com demonstração de interesse na inscrição para o e-mail eventos@apea.pt ou inscreva-se através do seguinte Formulário de Inscrição
• As inscrições serão aceites por ordem de chegada e confirmadas após receção do comprovativo de transferência bancária.
• Só serão aceites as inscrições efetivamente pagas até à véspera da data de arranque do Curso.
• A não comparência ou cancelamento da inscrição, com menos de dois dias úteis de antecedência relativamente ao início da formação, não dá direito a reembolso.
• A formação poderá ser cancelada caso não seja atingido um número mínimo de participantes, procedendo-se ao reembolso das inscrições já efetuadas.